Bume - Identidade Visual

Bume é um programa social de Moçambique/África, que tem como base a missão cristã de ajudar a quem precisa.
Com foco em crianças, adolescentes e mulheres, o projeto Bume visa levar alimento físico e espiritual, além de oferecer suporte emocional, educação sexual e apoio em outras necessidades básicas.
Inspirada no texto "Onde o Senhor ordena a Benção”, retirado do livro de Salmos 133, suas ações abençoam a vida de pessoas, restaurando a fé e a esperança, levando abraço e acolhimento, ou seja, amor ao próximo.
Painel Semântico

A inspiração se deu a partir do significado da palavra bume (orvalho em uma língua local de Moçambique), a representação iconográfica do amor e elementos e cores inspirados nas paisagensculturahistóriaarte e design africanos.
Design

Um símbolo de um coração para representar o amor, essência do projeto. Formado pela sobreposição de duas gotas de orvalho, que sobem, ao invés de descer.
O sentido oposto das gotas é contraditório ao que imaginamos, afinal, o esperado seria descer/cair. Vivemos num mundo onde, infelizmente, o comum é não se importar com o próximo ou não fazer nada para melhorar a realidade de alguém que precisa. "Ame o próximo" é uma provocação para fazermos o contrário daquilo que é "normal".
No símbolo é possível ver, também, a face e orelhas de um elefante, animal muito característico da fauna africana.
A composição toda tem um design assimétrico e irregular para referenciar a origem dos desenhos tribais, com a sensação de ter sido feito a mão.

Cores

As cores foram inspiradas na típica natureza africana, onde o vermelho e o amarelo representam o céu no entardecer, o verde, a vegetação e o marrom, os animais, troncos de árvores e terra.
Além disso, essas cores juntas representam amor, alegria, otimismo, segurança, esperança, e renovação.
A bandeira de Moçambique tem as cores verde, vermelho, amarelo e o preto.
Versões em negativo, escala de cinza e monocromático

Aplicação em fundo escuro e com limitações de cores.
Versões monocromáticas institucionais

Combinações possíveis das aplicações nas cores institucionais.

Aplicações diversas
Projeto criado por Jaider Morais - jaidermorais.com

You may also like

Back to Top